O estado do Rio Grande do Sul pode voltar a ter temporais nesta sexta-feira (31). O avanço de uma frente fria sobre a massa de ar mais quente que está sobre o Sul do Brasil vai favorecer instabilidade no estado e que localmente pode ser forte a severa na forma de temporais.
Segundo a Metsul Meteorologia, a instabilidade começa a aumentar já na madrugada no Uruguai e, na sequência, as nuvens mais carregadas devem se deslocar e avançar pelo território. Já entre o final da madrugada e o começo da manhã, o tempo se instabiliza em pontos do Oeste e da fronteira com o Uruguai.
No decorrer desta sexta, à medida que a frente evolui para o Norte, a instabilidade deve alcançar outras áreas do estado, inclusive Porto Alegre e região metropolitana. Assim, em muitas cidades a sexta começa com sol e nuvens e depois terá aumento da nebulosidade e a chegada da chuva que, assim como na quarta, será irregular e mal distribuída com volumes altos em alguns pontos e nada de precipitação em outros.
A equipe de meteorologistas da Metsul alerta para o risco de temporais na passagem da frente pelo estado. Podem ocorrer tempestades isoladas com chuva forte, raios, ventania e queda de granizo. A instabilidade mais forte atingirá a Metade Oeste, onde se espera a máxima atividade frontal. Assim que o risco de tempo severo na região metropolitana é menor que na quarta.



