A instabilidade do tempo vai ser predominante em algumas áreas do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (1º). As regiões que podem registrar os maiores volumes de chuva são a Serra e o Norte. No entanto, o Noroeste, a Região Central e a Fronteira Oeste também devem ter chuvas isoladas.
A temperatura mínima do Estado será de 12°C em São José dos Ausentes, na Serra. A temperatura máxima de 35°C será registrada em Pinhal Grande e Quevedos, ambas cidades na Região Central, em Alto Feliz, no Vale do Caí, e em Camaquã, no Sul. Na capital, a variação da temperatura será entre 20°C e 31°C.
Na quinta-feira (02), as chuvas seguirão em forma de pancadas isoladas em todo o território gaúcho. Além disso, há a perspectiva de temporais no Noroeste. No Litoral Norte e na Região Metropolitana, o tempo deve ficar firme. A temperatura mínima será de 12°C em São José dos Ausentes, na Serra, enquanto a temperatura máxima de 35°C estará novamente prevista para Quevedos e Pinhal Grande, municípios na Região Central. Na capital, a temperatura mínima será de 20°C e a máxima de 32°C.
De acordo com a Climatempo, março terá um volume de chuva abaixo da média e de forma irregular, com risco de ondas de calor durante o mês. No entanto, as temperaturas já estarão mais baixas, em média, do que as registradas em fevereiro. O Estado pode ter ainda a influência de massas de ar frio que não serão tão intensas.
Segundo o relatório atualizado da Defesa Civil do RS nesta terça-feira (28), o número de municípios que decretaram situação de emergência por conta da estiagem subiu para 345. Na segunda-feira (27), os maiores acumulados de chuva foram registrados em Canguçu, no Sul, com 20 mm — o que representa 11% da expectativa para o mês. Os efeitos da estiagem só devem aliviar após o fim do fenômeno La Niña, que deve ocorrer em março.



