Nesta quinta-feira (25), o tempo seguirá firme e ensolarado em todo o Rio Grande do Sul. Uma massa de ar seco continua atuando sobre o território gaúcho, reduzindo a nebulosidade e elevando as temperaturas.
Segundo os meteorologistas, na metade norte do estado ocorre o chamado “veranico”, caracterizado pela ausência de chuva por quatro ou mais dias consecutivos em uma região instável, o que resulta em temperaturas acima da média.
Para a sexta-feira (26), espera-se o avanço de uma frente fria, tornando o tempo instável na maior parte do Rio Grande do Sul, com exceção da região da Serra, onde o sol aparecerá entre nuvens.
Durante o dia, há previsão de chuvas isoladas nas primeiras horas no Sul, na Campanha, na Fronteira Oeste e no Litoral Sul. Nas duas últimas regiões, Uruguaiana e Rio Grande, respectivamente, são esperados os maiores acumulados do dia, em torno de 20mm, o que corresponde a cerca de 16% da média mensal. Nas demais áreas, a precipitação é esperada para a tarde e a noite.
Pela manhã, São José dos Ausentes, na serra gaúcha, registrará a menor temperatura do dia, com 10°C. Apesar da chegada da frente fria, as temperaturas permanecerão elevadas, especialmente na metade norte do estado. A máxima prevista é de 32°C em Alto Feliz, no Vale do Caí, Campo Bom, no Vale dos Sinos, e Novo Tiradentes, no norte gaúcho. Em Porto Alegre, a variação térmica ficará entre 17°C e 30°C.
No sábado (27), as áreas de instabilidade avançarão por todo o estado, e as temperaturas sofrerão queda. A máxima esperada será de 26°C no Rio Grande do Sul, enquanto em Porto Alegre os termômetros não deverão passar dos 20°C.



