Uma onda de calor extremo está prevista para o início de agosto, atingindo Argentina, Bolívia e Paraguai, com temperaturas acima de 35ºC em diversas cidades vizinhas. No Norte paraguaio e parte do território boliviano, as marcas podem até chegar perto dos 40ºC. Contudo, ao longo da semana, uma massa de ar frio se deslocará para o Centro argentino, enquanto a massa de ar quente se concentrará principalmente entre o Norte argentino, Paraguai, Bolívia e Centro-Oeste do Brasil.
Segundo a Metsul Meteorologia, o impacto da massa de ar quente será sentido no Centro da Argentina e no Uruguai, embora sem valores tão extremos e por um período mais curto. Por exemplo, em Buenos Aires, a temperatura pode atingir 27ºC nesta terça-feira, considerado calor para esta época do ano. Entretanto, a partir da quarta-feira, a chegada do ar frio fará com que a temperatura decline, voltando ao típico frio de inverno na segunda metade da semana.
No Rio Grande do Sul, o aquecimento desta semana será mais evidente na Metade Oeste do estado, mas mesmo em outras regiões, haverá aumento de temperatura durante as tardes. Nas cidades mais próximas da Argentina, especialmente no Oeste e no Noroeste, as tardes até sexta-feira serão quentes, com a possibilidade de marcas próximas ou pouco acima de 30ºC, principalmente sobre a Fronteira Oeste e o Noroeste.
Por outro lado, Porto Alegre e outras cidades do Leste gaúcho não sofrerão grandes impactos dessa massa de ar quente. Embora aqueça até quarta-feira, com máximas em torno de 27ºC a 28ºC, a temperatura deve cair na quinta-feira, e os dias seguintes serão agradáveis, com um clima mais ameno.



