A população gaúcha será afetada por uma grande variação térmica na segunda quinzena de agosto, e, segundo a Metsul Meteorologia, há a possibilidade de um novo ciclone extratropical se formar entre sexta e sábado, a leste do Uruguai. Esse sistema poderá gerar uma frente fria que avançará por todo o Sul do Brasil, trazendo consigo chuvas e a possibilidade de temporais.
O frio registrado neste domingo ainda se fará sentir intensamente no início desta segunda-feira (14) no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas perderá força a partir de terça-feira (15), sendo logo seguido pela entrada rápida de ar quente, que elevará consideravelmente as temperaturas. Na tarde de terça-feira, espera-se máximas em torno dos 30°C no Noroeste gaúcho.
Caso o ciclone se forme entre sexta (18) e sábado (19), é provável que impulsione uma nova massa de ar frio para o Sul do Brasil no final da semana, resultando em uma queda brusca de temperatura, com ventos e possibilidade até de precipitação invernal no próximo sábado.
Entre os dias 21 e 22 de agosto, uma onda de calor pode rapidamente retornar ao Sul do Brasil, trazendo um aumento significativo nas temperaturas e tardes com características mais típicas do verão. No entanto, esse calor deve ser passageiro. Entre os dias 23 e 24 de agosto, uma nova frente fria acompanhada de ar polar deve provocar uma queda de temperatura muito acentuada.



