A quinta-feira (10) continua com pancadas de chuva em todo o território gaúcho. As chuvas, em sua maioria, acontecem principalmente na segunda metade do dia. Nas regiões de Fronteira Oeste e Noroeste, a precipitação pode ser de moderada a forte, enquanto no restante do estado é esperada chuva mais fraca.
Os maiores acumulados de chuva do dia devem ocorrer nas regiões Central e Vale do Rio Pardo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo válido até as 10h de sexta-feira (11), alertando para risco de temporais na Região Metropolitana de Porto Alegre, Norte, Serra, Litoral Norte e parte do Noroeste. O órgão prevê rajadas de vento de até 60 km/h nessas áreas, com acumulados de até 50mm. No entanto, o risco de interrupções de energia, danos à agricultura e alagamentos é baixo.
⚠️ #Atenção: Previsão de #tempestade, hoje (9) e amanhã (10), em áreas de SP, MS, RS e em todo o PR e SC. O acumulado de #chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 60 km/h e queda de #granizo.
🟡 Confira o aviso amarelo 👉 https://t.co/5FbLcwQCJI pic.twitter.com/fLzxi8uNqo
— INMET (@inmet_) August 9, 2023
Apesar da instabilidade, as temperaturas devem permanecer elevadas ao longo do dia devido aos ventos quentes após uma frente fria. A temperatura mínima, de 7°C, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra, enquanto a máxima, de 29°C, é esperada em Vicente Dutra, no Norte. Em Porto Alegre, as temperaturas variam entre 15°C e 25°C.
A instabilidade climática deverá continuar na sexta-feira (11) em todo o estado. Nas regiões da Região Metropolitana e Litoral Norte, o dia permanecerá chuvoso. Na Região Central, a chuva ocorrerá intercalada com períodos de céu nublado. A instabilidade diminuirá no Extremo Sul. Em Porto Alegre, a variação térmica será de 17°C a 26°C.



