Agentes da Defesa Civil de Porto Alegre estão em ação, percorrendo áreas identificadas como de risco, e solicitando que as famílias evacuem suas residências. Os alertas recebidos pela prefeitura apontam para um risco geológico moderado.
O coordenador da Defesa Civil da Capital, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, explicou: “Iniciamos ontem (segunda-feira) um trabalho de conscientização direta nessas regiões, conversando com as pessoas, para que, neste momento de crise, elas, se possível, não permaneçam em suas casas e busquem refúgio em locais mais seguros. Nós pedimos essa colaboração.”
Além da preocupação com a cheia, principalmente na Região das Ilhas, a prefeitura está monitorando pontos de encosta no Morro Santana e áreas mais elevadas dos bairros Partenon e Glória. Quando questionado se medidas mais rigorosas seriam adotadas, o coordenador Evaldo afirmou que retiradas coercitivas são uma possibilidade em caso de agravamento da situação: “Se recebermos um alerta de risco iminente, tomaremos essas providências.”
A prefeitura está orientando os residentes a buscar abrigo no ginásio do Demhab, localizado no bairro Santana, ou na casa de parentes e amigos.
É importante destacar que o local de abrigo para os moradores das ilhas também poderá ser alterado, caso o nível do Guaíba continue aumentando e coloque em risco a própria escola que está atualmente acolhendo esses moradores.



