A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para a possibilidade de fortes a intensas áreas de instabilidade avançando para Porto Alegre e região metropolitana. Imagens de radar e sensores de descargas atmosféricas indicam núcleos de instabilidade com muitos raios movendo-se em direção à capital e região circundante.
Há risco de chuva moderada a forte, com potencial para pancadas torrenciais, o que pode resultar em alagamentos. Além disso, a chuva será acompanhada de raios e trovoadas. É importante ressaltar que a instabilidade que se aproxima já causou queda de granizo em algumas cidades do Sul gaúcho.
A região Noroeste do estado pode registrar temperaturas entre 36ºC e 39ºC devido a uma bolha de ar excepcionalmente quente que avança do Paraguai e Centro-Oeste do Brasil. Esse calor contribui para a formação de tempestades, especialmente em áreas de transição para ar mais frio, como no Centro e Sul do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre.
As tempestades isoladas previstas para este fim de semana no estado podem ser severas, com risco de danos por vento e granizo, além de chuvas intensas em curtos períodos, o que pode causar alagamentos.



