A previsão para esta sexta-feira é de que a instabilidade meteorológica se acentue sobre o Rio Grande do Sul devido à chegada de uma frente fria, aumentando o risco de condições climáticas severas e queda de granizo nesta quinta-feira (07) em áreas da metade Sul, Noroeste, Norte, Centro e Leste do estado. Nessas regiões, os acumulados de chuva devem variar entre 50mm e 75mm por dia, podendo atingir 120mm diários no Sul e na Campanha. Aeas como Litoral, Centro, Norte e Região Metropolitana registrarão os maiores volumes de chuva.
Devido às precipitações dos últimos dias, os rios Taquari, Jacuí, Caí e Sinos encontram-se acima da cota de inundação. A Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) permanece em estado de alerta meteorológico devido à previsão de chuvas intensas em grande parte do estado nesta quinta-feira. A presença de uma área de baixa pressão atmosférica, aliada ao fluxo de umidade proveniente da Amazônia, contribui para as instabilidades na metade Sul, promovendo o avanço de uma frente fria pela fronteira com o Uruguai.
As condições climáticas adversas e a frente fria continuarão afetando o estado na sexta-feira (08), com chuvas intensas e possibilidade de tempestades nas regiões Norte, Nordeste, Vale e Leste. Os acumulados nessas áreas ficarão em torno de 40mm a 60mm por dia, podendo chegar a 75mm diários no Sul, parte da Campanha e na região dos Vales.



