Primavera gaúcha será de muita chuva e calor extremo
Pesquisar
Foto: PortoAlegre24Horas

Primavera gaúcha será de muita chuva e calor extremo

Início da estação é marcado por influência do El Niño e alerta para tempestades severas

Compartilhe esta notícia:

A Primavera de 2023 teve início neste sábado, 23 de setembro, às 03h50min da madrugada. Além da mudança de temperatura, uma das características que denotam a chegada das estações é a variação do comprimento dos dias, ou seja, a quantidade de tempo que o Sol permanece acima do horizonte.

Neste ano, a tendência para a primavera é de chuvas acima da média na maior parte do Sul do Brasil, devido à influência do El Niño. Este fenômeno está mais forte desde 2015 e, à medida que a estação evolui, tende a se intensificar, podendo alcançar uma intensidade muito forte até o final do ano.

A MetSul destaca que a primavera é o período com maior frequência de tempestades severas, caracterizadas por vendavais intensos, granizo e, em alguns casos, a ocorrência de tornados. Um padrão típico da primavera são os Complexos Convectivos de Mesoescala, que se formam com o calor úmido no Nordeste da Argentina e no Paraguai, avançando para o Sul do Brasil. Esses sistemas costumam trazer chuvas volumosas em curto período, além de tempestades com ventos fortes, raios e granizo.

A previsão sugere que a Primavera de 2023 pode seguir o padrão observado em anos como 1997, 2009 e 2015, com grandes excedentes de chuva, levando a meses com precipitação muito acima da média histórica mensal, às vezes com o dobro ou triplo do volume esperado.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.