O Rio Grande do Sul enfrentará um retorno da instabilidade, conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira (11). O aviso, classificado como laranja, aponta risco de tempestades em diversas áreas, abrangendo a Região Metropolitana, o Norte, a Serra, o Litoral Norte, a Região Central e Fronteira Oeste. A região Noroeste teve o aviso elevado para o vermelho, segundo o INMET, nesta região são esperadas precipitações que podem superar os 100mm, quedas de granizo e ventos superiores ao 100km/h.
As áreas sob o alerta laranja, deverão registrar rajadas de vento com potencial de atingir até cem km/h. Com isso, existe a possibilidade de ocorrências como cortes de energia elétrica, danos em plantações, quedas de galhos de árvores e alagamentos. Nas demais regiões, a previsão aponta para chuvas de intensidade moderada a forte. Em Porto Alegre, a estimativa é de 36mm, cerca de 26% da média esperada para o período.
A quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, não trará grandes mudanças. A chuva persistirá com intensidade moderada a forte em praticamente todo o território gaúcho. A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Estado emitiu um alerta de risco de tempestades para a maioria das regiões gaúchas durante esses dias.
As exceções ficam por conta da Fronteira Oeste e do Sul do estado, onde o sol deve aparecer entre nuvens. Na Capital, a previsão indica uma precipitação de 32mm, aproximadamente 35% do esperado para o mês de outubro.



