Atenção! Semana inicia com dois alertas meteorológicos para o RS
Pesquisar
Foto: Joel Vargas/PMPA
Foto: Joel Vargas/PMPA

Atenção! Semana inicia com dois alertas meteorológicos para o RS

O alerta laranja, e mais perigoso, abrange áreas como Porto Alegre e Região Metropolitana

Compartilhe esta notícia:

A semana começa com dois alertas importantes emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o risco de tempestades no estado do Rio Grande do Sul, que começaram a valer a partir da madrugada desta segunda-feira (16). O que abrange a maior parte do território gaúcho indica uma severidade maior, enquanto o outro é classificado como “perigo potencial”.

O alerta laranja, e mais perigoso, abrange áreas como Porto Alegre e Região Metropolitana, além das regiões da Fronteira Oeste, Central, Norte, Serra Gaúcha e Litoral Norte. Este alerta é válido das 4h até a meia-noite. Segundo o comunicado, o acumulado de chuva pode atingir até 100 milímetros ao longo do dia. Queda de granizo e ventos intensos entre 60 e 100 km/h não estão descartados.

O alerta amarelo possui um grau de severidade menor, mas ainda assim indica o risco de transtornos. De acordo com o Inmet, ele é válido das 4h até as 18h desta segunda e abrange a região Sul. Além de queda de granizo e chuvas de até 50 milímetros, o comunicado chama a atenção para ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

Ambos os avisos ressaltam o perigo de alagamentos, corte de energia elétrica, danos em plantações e a queda de galhos e árvores.

Orientações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos nas proximidades de torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia (orientação específica para a população que reside na área de alerta laranja);
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada (orientação específica para a população que reside na área de alerta amarelo);
  • Em situação de emergência: ligue para a Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193).
  • Leia mais

    📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

    Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

    📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.