Nível do Guaíba volta a subir após intensificação do vento sul
Pesquisar
Foto: Pedro Piegas / PMPA

Nível do Guaíba volta a subir após intensificação do vento sul

Região das Ilhas já registram princípios de alagamento e deixa Capital novamente em alerta

Compartilhe esta notícia:

O Rio Guaíba experimentou um aumento acentuado em suas águas nas últimas horas. Segundo a Metsul Meteorologia, esse fenômeno está associado aos ventos fortes do quadrante Sul que acompanham a chegada de uma massa de ar frio de grande intensidade ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira.

Os ventos intensos do Sul, que começaram a soprar no final da tarde desta quarta-feira, principalmente no Norte da Lagoa dos Patos, passaram a represar o fluxo das águas, resultando em uma rápida elevação do nível.

Durante o começo da noite de quarta-feira, o Guaíba chegou a subir a um ritmo alarmante de 10 centímetros por hora, atingindo o pico de 2,57 metros por volta das 22h. Isso representou um aumento de 40 centímetros em apenas seis horas devido ao represamento causado pelos ventos do quadrante Sul.

O aumento significativo das águas devido aos ventos causou o alagamento de áreas das ilhas de Porto Alegre que haviam se recuperado da inundação e já gera preocupação para outras regiões, em especial a central, de Porto Alegre. O Guaíba encontra-se em níveis de cheia há cerca de um mês e meio.

De acordo com a previsão da Metsul, o nível do Guaíba deverá permanecer muito elevado, com flutuações, nesta quinta e sexta-feira, devido à manutenção dos ventos do Sul no Norte da Lagoa dos Patos, com rajadas fortes em alguns momentos. No sábado, a tendência é de que os ventos rotacionem para o quadrante Leste.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.