Um evento meteorológico inusitado surpreendeu os moradores e banhistas em Laguna, no Litoral Catarinense, na tarde deste sábado. Um tsunami meteorológico atingiu a orla, especialmente na região do Farol de Santa Marta, causando prejuízos e assustando as pessoas que desfrutavam do dia de calor na praia.
Grandes ondas repentinamente invadiram a costa, arrastando veículos estacionados na beira da praia para o mar. Apesar do susto e dos danos materiais, não houve relatos de feridos. O fenômeno ocorreu sem a presença de um swell significativo que normalmente precede ondas intensas, tornando a surpresa ainda maior para os banhistas.
🔴 ATENÇÃO | Tsunami meteorológico atingiu Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina. Ondas grandes e repentinas atingiram a praia.
‼️ Entenda o fenômeno e saiba o que ocorreu. ▶️ https://t.co/QE0QQGrtz7 pic.twitter.com/gw3MwGdGsY
— MetSul Meteorologia (@metsul) November 11, 2023
O meteotsunami em Laguna acompanhou uma frente de rajada com temporais que se deslocou do Nordeste e Leste do Rio Grande do Sul para o Sul de Santa Catarina. Segundo a Metsul Meteorologia, a brusca variação de pressão atmosférica, combinada com ventos intensos, contribuiu para as condições marítimas excepcionais na praia do Cardoso.



