A quarta-feira (06) no Rio Grande do Sul será marcada por instabilidades climáticas, devido à influência de um sistema de baixa pressão que se move pelo estado. Esse fenômeno meteorológico propicia a acumulação de nuvens densas, aumentando a probabilidade de chuvas fortes em diversas áreas. Espera-se nebulosidade e chuvas significativas principalmente na região Central, Sul e Noroeste. Na região Metropolitana, embora o sol apareça entre nuvens, há previsão de pancadas de chuva à tarde, acompanhadas de raios. Em Porto Alegre, o volume de chuva pode chegar a 40 milímetros, representando 33% do total esperado para dezembro.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja que abrange todo o território do Rio Grande do Sul, válido das 1h01min até as 23h59min do dia. O alerta inclui riscos de chuva forte, podendo alcançar 100 milímetros por dia, ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
Conforme a Climatempo, o maior volume de chuva é esperado em Chuí, no sul do estado, com previsão de 52 milímetros, ultrapassando 63% do total previsto para o mês de dezembro na região. As cidades de Tavares e Mostardas, também localizadas no sul, têm previsão de aproximadamente 49 milímetros de chuva, quase correspondendo a 54% e 53% do esperado para o mês, respectivamente.
A temperatura máxima no estado será registrada em Novo Tiradentes, no norte, com 32ºC, enquanto a mínima, de 14ºC, ocorrerá em São José dos Ausentes, na Serra. Em Porto Alegre, a temperatura variará entre 20ºC e 27ºC.



