Rio Grande do Sul deve registrar máximas acima dos 40°C nesta sexta-feira
Pesquisar
Foto: Adriano Nicotti

Rio Grande do Sul deve registrar máximas acima dos 40°C nesta sexta-feira

Sexta-feira será escaldante, e as temperaturas devem seguir elevadas durante todo final de semana. Confira a previsão

Compartilhe esta notícia:

A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul começa a ser sentida com maior intensidade nesta sexta-feira (15). O estado gaúcho será marcado por um dia muito quente e com instabilidade, segundo previsão da Climatempo. Prevê-se chuvas fortes, com ocorrência de raios e trovoadas em quase toda a área gaúcha, com exceção do Noroeste, que terá um clima mais estável. Na Região Metropolitana, as chuvas serão mais isoladas, e não se espera uma queda significativa nas temperaturas após essas pancadas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para perigo devido à onda de calor extremo que começou a afetar grande parte do território brasileiro, incluindo o Rio Grande do Sul, desde quinta-feira.

De acordo com a Metsul Meteorologia, o ápice do calor está previsto para iniciar nesta sexta-feira. O fim de semana se anuncia com temperaturas excessivamente altas no Rio Grande do Sul, podendo atingir máximas entre 40ºC e 43ºC em algumas cidades.

Ao longo do dia, as temperaturas permanecerão elevadas em todo o estado, com previsão de atingir uma máxima de 42ºC na região do Vale do Caí, enquanto a mínima, de 13ºC, será registrada na Serra. Em Porto Alegre, os termômetros oscilarão entre 25ºC e 39ºC.

No sábado (16), a instabilidade persistirá em quase toda a área gaúcha, com exceção do Sul, que terá um clima mais estável ao longo do dia. No Litoral Norte, espera-se chuva rápida e intermitente, enquanto nas demais regiões ocorrerão pancadas isoladas de chuva, principalmente durante a tarde.

O calor seguirá intenso durante o fim de semana, com previsão de máxima de 41ºC no estado. Na capital, as temperaturas variarão entre 25ºC e 38ºC.

Defesa Civil orienta população

Diante desse cenário de altas temperaturas, a Defesa Civil de Porto Alegre destacou a importância de a população adotar medidas de autoproteção.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, emitiu, ainda, orientações para eventos de massa. Os organizadores dos eventos deverão observar as orientações e delimitações da Portaria 35/2023, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, quanto à proteção da saúde dos consumidores em shows, festivais e quaisquer eventos especialmente expostos ao calor, em períodos de alta temperatura. O informe dá dicas, ainda, de cuidados com os alimentos após as compras e no preparo.

Recomendações:

– Beba bastante água, mesmo se não estiver com sede.
– Não faça atividades físicas ao ar livre nem se exponha ao sol das 10h às 16h.
– Evite banhos com água quente.
– Utilize umidificadores de ar, bacias de água ou panos úmidos próximos à cama.
– Use roupas leves e claras.
– Utilize protetor solar com FPS 30 ou mais.
– Consuma alimentos leves, como frutas e verduras, e evite cafeína.
– Não fique muito tempo no carro.
– Em caso de problemas respiratórios, procure um posto médico.

A população é estimulada a seguir atentamente as atualizações meteorológicas e a adotar as precauções necessárias para enfrentar as condições climáticas adversas nos próximos dias. Em caso de emergência, é recomendável contatar a Defesa Civil pelo número 199. Em caso de incêndio em mata ou floresta, é necessário informar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193).

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.