A tempestade que causou estragos significativos no sul da província de Buenos Aires, Argentina, no último fim de semana, está potencialmente se deslocando para a região Sul do Brasil. Especialistas do MetSul expressam preocupação com a possibilidade de que essa instabilidade climática atinja o Rio Grande do Sul, impulsionada pelo choque entre uma massa de ar frio e outra excepcionalmente quente.
Na Argentina, o impacto da tempestade foi devastador, deixando pelo menos 50 mil pessoas sem eletricidade e 13 mortes, de acordo com as autoridades locais. A cidade de Bahia Blanca foi particularmente afetada, com danos severos causados por rajadas de vento e várias pessoas feridas. O prefeito Federico Susbielles descreveu a situação como uma “catástrofe” e confirmou as vítimas fatais.
As redes sociais do gabinete do presidente argentino Javier Milei relataram que as rajadas de vento atingiram velocidades superiores a 150 quilômetros por hora, equivalentes a um furacão de categoria 1.
Em relação ao Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para o estado do Rio Grande do Sul. Esse alerta é particularmente relevante para as regiões sudoeste, sudeste, central e a região metropolitana de Porto Alegre, com previsões de chuvas até a tarde desta segunda-feira, 18. O alerta segue um fim de semana de temperaturas elevadas na região, e a população está sendo aconselhada a tomar precauções adequadas para enfrentar as possíveis condições climáticas adversas.



