O Oeste do Rio Grande do Sul enfrentará uma semana completa de calor excessivo nesta quarta-feira. Desde o início de fevereiro, as temperaturas máximas à tarde variam entre 35ºC e 40ºC, atingindo marcas tão elevadas quanto 38ºC e 39ºC em algumas tardes. Uruguaiana e Quaraí lideram as cidades com estações meteorológicas registrando calor intenso.
Segundo a Metsul Meteorologia, o calor intenso no Oeste é explicado pela proximidade com o centro de uma massa de ar seco e quente que atua há duas semanas, trazendo o 13º dia consecutivo com máximas iguais ou acima de 40ºC na Argentina. No sábado, os termômetros chegaram a 45,7ºC em Santiago del Estero, no Norte argentino.
A quarta-feira no Rio Grande do Sul será caracterizada por sol e nuvens, com momentos de maior nebulosidade em algumas áreas durante o dia. Há a possibilidade de chuvas isoladas e passageiras à tarde na Metade Norte, principalmente no Noroeste e no Alto Uruguai.
A massa de ar quente persiste sobre o estado, resultando em outro dia de temperaturas elevadas. No Oeste, entre Quaraí e Uruguaiana, as máximas atingirão entre 37ºC e 39ºC. Na Grande Porto Alegre e nos vales, as máximas variarão de 33ºC a 35ºC em várias cidades.
O calor ganhará ainda mais força nos próximos dias no Rio Grande do Sul à medida que o centro da bolha de calor se desloca da Argentina para o estado gaúcho. O final de semana de Carnaval poderá ser extremamente quente, com máximas próximas e acima de 40ºC em muitas localidades do estado, inclusive em Porto Alegre e região.



