El Niño: Chuva e temperatura acima da média até o outono no RS
Pesquisar
Foto: Reprodução

El Niño: Chuva e temperatura acima da média até o outono no RS

O El Niño, que já foi um dos cinco mais fortes já registrados, segue influenciando o clima do Rio Grande do Sul e deve continuar provocando chuva e temperatura acima da média até o outono, que vai de 20 de março a 20 de junho.

Compartilhe esta notícia:

O fenômeno, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, está perdendo força desde fevereiro e se aproxima do fim, previsto para abril ou maio. Depois disso, um período de neutralidade climática deve começar, antes da possível volta do La Niña.

Embora em declínio, o El Niño ainda exerce efeito no clima gaúcho. Segundo especialistas, a temperatura do oceano, que chegou a 2°C entre novembro e janeiro, agora está em 1.8°C. A neutralidade é atingida quando a temperatura se aproxima de 0°C.

O El Niño começou em junho de 2023 e atingiu seu pico entre novembro e janeiro. A partir de abril, a temperatura do Oceano Pacífico Equatorial deve diminuir gradativamente até se aproximar de 0°C em maio ou junho, indicando neutralidade climática.

Em termos práticos, o El Niño continuará causando chuva e temperatura um pouco acima da média no RS até o outono. No entanto, outros fatores climáticos, como variações no Atlântico, também podem influenciar esses efeitos.

A expectativa é que o estado tenha mais chuva proveniente de frentes frias nos próximos três meses, principalmente na metade leste da região Sul e no litoral. A intensidade da chuva, porém, deve ser menor do que a observada em 2023.

Em relação à temperatura, não há previsão de novos episódios de calorão como os registrados em janeiro e fevereiro. Segundo os meteorologistas, a temperatura deve ficar poucos graus acima da média por alguns dias, sem configurar uma onda de calor.

A duração e a atuação do El Niño estão dentro do que foi previsto nos últimos meses.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.