Após um período de estiagem, o Rio Grande do Sul se prepara para receber novas chuvas a partir do próximo final de semana. A intensificação das precipitações será gradual, com início no sul do estado na sexta-feira (14/06), se estendendo para outras regiões no sábado (15/06) e domingo (16/06).
De acordo com o Climatempo, a atuação de uma massa de ar quente no centro do Brasil, aliada à variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera e à chegada de uma nova frente fria, contribuem para o cenário de chuvas intensas no estado. Essa combinação de fatores eleva o potencial para acumulados significativos de precipitação, especialmente nas regiões já afetadas pelas inundações de maio.
Preocupação com final de semana
A intensificação das chuvas em áreas já afetadas pelas inundações de maio levanta preocupações. Segundo os meteorologistas do Climatempo, a partir de sexta-feira (15), a chegada de uma nova frente fria irá começar a deixar a atmosfera mais instável, mas o sistema deve trazer chuva mais concentrada para o Rio Grande do Sul em regiões que foram severamente atingidas pelos eventos climáticos de maio e que ainda estão trabalhando na recuperação das cidades.
As regiões mais atingidas, segundo o Climatempo, serão a Lagoa dos Patos, a Região Metropolitana de Porto Alegre, os Vales e a Região Central. Os volumes de chuva nessas áreas devem variar entre 50 mm e 150 mm, podendo superar esses valores pontualmente no decorrer do final de semana.



