Nesta terça-feira (02), o Rio Grande do Sul continuará com tempo seco e frio, mas as temperaturas começarão a subir gradualmente. A massa de ar polar que vinha afetando o Estado está se afastando, permitindo uma leve elevação nos termômetros, embora a sensação de frio ainda permaneça. O sol aparecerá entre nuvens, sem previsão de chuva.
Geadas podem ocorrer na Campanha e na Serra. Nas outras regiões, com o afastamento da massa de ar frio, as manhãs seguirão com temperaturas baixas, mas haverá uma leve alta à tarde devido à presença do sol.
A menor temperatura do Estado deve ser registrada em São José dos Ausentes, na Serra, com -1°C. Em Capitão, no Vale do Taquari, e em Cristal, no Sul, a mínima pode chegar a 0°C. A máxima está prevista para Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no Norte, alcançando 26°C. Em Porto Alegre, as temperaturas variarão entre 5°C e 20°C.
Na quarta-feira (03), a chance de geada diminui à medida que o ar frio se afasta. No entanto, as temperaturas ainda serão baixas em todo o Estado. O deslocamento da frente fria para o alto mar aumentará a umidade no Litoral Norte, na Região Metropolitana e na Serra, podendo provocar chuvas leves a qualquer momento. Nas demais regiões, o sol predominará entre nuvens, com possibilidade de garoa à noite.
Os maiores acumulados de chuva, de 25 milímetros, são esperados em Westfália, no Vale do Taquari, em Viamão, na Região Metropolitana, e em Porto Alegre, representando 15%, 19% e 18%, respectivamente, da média histórica para julho. A temperatura mínima está prevista para Pedras Altas, no Sul, com 4°C, enquanto a máxima será em Vicente Dutra, no Norte, com 28°C. Em Porto Alegre, as temperaturas variarão entre 12°C e 19°C.
Com informações: GZH



