Uma nova onda de calor, prevista para intensificar-se nos próximos dias, elevará as temperaturas em todo o Centro-Sul do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais da metade das capitais brasileiras devem registrar temperaturas máximas superiores a 30°C durante o fim de semana.
A formação de uma massa de ar quente e seco sobre a Região Central do país contribui para o retorno do calor, após uma semana com recordes de frio em algumas capitais. O meteorologista da Climatempo, Fábio Luengo, destacou que a massa polar que provocou temperaturas baixas recentemente já se afastou para o oceano. “A partir desta sexta-feira, um bloqueio atmosférico começa a se formar, o que impedirá a entrada de outra massa de ar frio no País”, explicou Luengo.
Esse fenômeno se assemelha às últimas ondas de calor, intensificando a circulação de ventos quentes e bloqueando a chegada de frentes frias. De acordo com a Climatempo, o calor deve aumentar gradativamente a partir deste sábado, 17 de agosto, com a onda de calor se estendendo até a próxima quinta-feira, 22 de agosto.
Os Estados do Centro-Sul, incluindo o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Centro do Paraná, Sudoeste paulista, Leste do Mato Grosso do Sul e Leste do Mato Grosso, poderão experimentar temperaturas entre 5 e 7°C acima da média nos próximos dias. Em Curitiba, a temperatura máxima pode chegar a 30°C neste domingo, enquanto em Cuiabá, a previsão é de 38°C.
Além disso, todos os Estados do Sul, São Paulo, Sul do Rio de Janeiro, Sul de Minas Gerais e grande parte do Centro-Oeste devem registrar temperaturas acima da média. Em São Paulo, a máxima prevista para este domingo é de 31°C, e no Rio de Janeiro, os termômetros devem atingir 34°C.
Em Porto Alegre, as temperaturas deste sábado variam entre 14°C e 21°C, com possibilidade de chuva fraca à noite. No domingo, a cidade deve experimentar temperaturas entre 16°C e 24°C, com sol e pancadas de chuva. Na segunda-feira, 19 de agosto, a máxima será de 26°C.



