O tempo instável marcará a semana no Rio Grande do Sul, com uma combinação de calor, chuva e queda brusca de temperatura. O veranico que tem predominado nos últimos dias dará lugar a um período de instabilidade, com chuvas intensas e a chegada de uma frente fria que trará o frio para o estado.
Até quinta-feira (22), o calor ainda estará presente em algumas regiões, com temperaturas máximas chegando a 30°C. No entanto, a chuva se intensifica, principalmente na Metade Sul do estado, sendo registrada já a partir desta segunda-feira (19), com destaque para a Campanha e o Litoral Sul. Cidades como Bagé e Pelotas devem registrar grandes volumes de chuva.
A formação de um ciclone extratropical e o avanço de frentes frias provocarão uma mudança brusca no tempo no fim de semana. A partir de quarta-feira (21), a instabilidade se intensifica, com a possibilidade de temporais e ventos fortes em diversas regiões do estado. As temperaturas cairão significativamente, com a chegada de uma massa de ar polar.
Porto Alegre deve registrar temperaturas entre 16°C e 26°C, com pouca chuva. Já cidades como Uruguaiana e Santa Maria devem receber um volume maior de precipitações. O Norte do estado, como Passo Fundo, deverá permanecer mais seco.
Previsão para os próximos dias:



