Nova frente fria traz alerta de temporais em parte do Brasil; veja quais regiões – Notícias
Search
Foto: Reprodução / Freepik

Nova frente fria traz alerta de temporais em parte do Brasil; veja quais regiões

Uma nova frente fria, vinda do Sul do Brasil, avança neste sábado (28/09) e promete trazer um breve alívio no calor para algumas regiões do país

Compartilhe esta notícia

Uma nova frente fria, prevista para começar neste sábado (28/09), deve provocar alterações climáticas em diversas regiões do país, incluindo alertas de temporais em algumas áreas. A frente trará um alívio temporário após um período prolongado de calor intenso.

De acordo com a Climatempo, a chegada desse sistema, que se desloca do Sul para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, ocorre devido ao encontro entre o ar quente e seco e o ar frio e úmido, resultando na formação de nuvens carregadas e elevando os riscos de tempestades, com potencial para raios, granizo e ventos fortes. A situação se agrava com a formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o que pode aumentar a nebulosidade e provocar pancadas de chuva em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, além de partes de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

A previsão é que a chuva também atinja o Espírito Santo, o norte de Minas Gerais e algumas áreas do Distrito Federal ainda neste fim de semana.

Melhora no clima para o Centro-Oeste

A passagem dessa frente fria ocorre em uma fase crítica para o Centro-Oeste, que lida com uma seca prolongada com cidades sem chuvas há mais de cinco meses. A situação se agrava devido às elevadas temperaturas e ao crescimento das queimadas. Apesar da frente fria trazer chuvas para regiões do centro do país, a quantidade prevista de chuva não será suficiente para alterar a situação de seca.

O sistema de umidade que provoca essas precipitações, originado no oceano Atlântico, deve diminuir sua intensidade nos próximos dias.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!