O Rio Grande do Sul voltará a enfrentar tempo instável a partir desta segunda-feira (30), após um final de semana de sol e temperaturas elevadas. Segundo a previsão, um cavado meteorológico, que é uma corrente de vento que propicia a formação de nuvens de tempestade, será o responsável por essa mudança no clima nos próximos dias.
As regiões Sul e Campanha serão as mais afetadas pelas chuvas, que poderão ser intensas e acompanhadas de raios, trovoadas, granizo, e ventos fortes. Na terça-feira (1º), a situação deve se agravar com a chegada de uma frente fria vinda do Uruguai, trazendo chuvas generalizadas para todo o estado.
A partir de quarta-feira (2), a intensidade das precipitações tende a diminuir, mas ainda haverá instabilidade em algumas áreas. No entanto, um sistema de alta pressão deverá se intensificar até o final da semana, afastando as nuvens e proporcionando tempo firme entre quinta e sexta-feira (4) na maior parte do Rio Grande do Sul.
Com a chegada da frente fria, as temperaturas também sofrerão queda. Em Porto Alegre, a máxima na quarta-feira será de 20°C, e no Sul do Estado, não deverá passar de 19°C. Para o fim de semana, as temperaturas voltam a subir, chegando a 24°C nas regiões Norte e Central, e 22°C na Serra.