Uma frente fria que avança sobre o Rio Grande do Sul deve provocar fortes chuvas nas próximas horas em todas as regiões do Estado, segundo alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O primeiro alerta, de nível laranja (perigo), está em vigor desde as 14h desta segunda-feira (30) e abrange toda a Metade Sul e parte da Fronteira Oeste. A previsão indica chuva intensa, com volumes que podem chegar a 100 milímetros, e rajadas de vento de até 100 km/h. O risco de alagamentos, quedas de árvores e danos em plantações é elevado.
A partir das 3h de terça-feira (1º), um novo alerta, de nível amarelo (risco potencial), passa a valer para Porto Alegre e demais regiões do Estado. A previsão é de chuva com granizo e volumes que podem chegar a 50 milímetros.
Porto Alegre sob alerta
A Defesa Civil de Porto Alegre também emitiu alerta para a possibilidade de fortes temporais na cidade a partir da tarde desta terça-feira, 1º. Segundo informações da Sala de Situação da Sema/RS, a instabilidade atmosférica deve se estender até a noite de quarta-feira, 2.
A previsão indica acumulados de chuva que podem chegar a 60 milímetros, acompanhados de raios, rajadas de vento de até 70 km/h e até mesmo queda de granizo. Diante desse cenário, há risco de alagamentos e elevação dos níveis de rios e arroios, especialmente em áreas onde as chuvas forem mais intensas.