Área de baixa pressão afetará clima no RS; entenda
Pesquisar
Foto: Juliano Haesbaert

Área de baixa pressão afetará clima no RS; entenda

A população também deve se preparar para o aumento da precipitação nos próximos dias.

Compartilhe esta notícia:

O Rio Grande do Sul enfrentará chuvas intensas e uma redução nas temperaturas nos próximos dias devido à influência de uma área de baixa pressão no oceano. A informação foi divulgada no Boletim Integrado Agrometeorológico 7/2025, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

O cenário climático será impactado pelo avanço de um cavado, uma área de baixa pressão alongada vinda da Argentina, que chegará ao Estado neste sábado (15). Esse sistema, aliado ao transporte de calor do Norte, causará um aumento momentâneo das temperaturas antes da chegada das chuvas.

A instabilidade climática terá início no Oeste gaúcho, com chuvas moderadas a fortes, se espalhando gradualmente para outras regiões ao longo do dia. O fenômeno persistirá até domingo (16), com precipitações generalizadas em todo o Estado.

Na segunda-feira (17), a chegada de uma nova frente fria, associada à baixa pressão no oceano, intensificará ainda mais as chuvas, trazendo volumes expressivos para diversas áreas. O mau tempo continuará até quarta-feira (19), com precipitações variando de fracas a moderadas.

Nos dias seguintes, as chuvas intensas devem se concentrar nas regiões Centro e Norte do Estado, com acumulados superiores a 50 mm e podendo ultrapassar 100 mm em algumas localidades, especialmente na Região Central, Campanha e Fronteira Oeste.

Diante da previsão de chuvas fortes, a população deve ficar atenta às atualizações meteorológicas e seguir as recomendações das autoridades para garantir a segurança e evitar transtornos.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.