Frente fria deve encerrar onda de calor no Rio Grande do Sul no domingo
Pesquisar
Foto: Agencia Brasil/Reprodução

Frente fria deve encerrar onda de calor no Rio Grande do Sul no domingo

O fenômeno ocorre porque a circulação dos ventos nesses sistemas de alta pressão empurra o ar de cima para baixo, dificultando a formação de nuvens carregadas e a chegada de massas de ar frio

Compartilhe esta notícia:

Os gaúchos já podem esperar um alívio para o calor extremo que tem atingido o RS nos últimos dias. A previsão indica que, a partir do próximo domingo (9), as temperaturas máximas ficarão abaixo dos 30°C em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com mínimas entre 10°C e 15°C. Em Porto Alegre, os termômetros não devem ultrapassar os 27°C, enquanto em Quaraí, uma das cidades mais quentes deste verão, a máxima prevista é de 26°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até lá, no entanto, os termômetros ainda devem marcar até 40°C em algumas regiões, com Porto Alegre podendo chegar a 39°C no sábado.

A queda na temperatura será provocada pela chegada de uma frente fria mais intensa, capaz de romper o bloqueio atmosférico que vem mantendo as temperaturas elevadas no RS, na Argentina e no Paraguai. Essa onda de calor é causada pela combinação de dois sistemas de alta pressão: um sobre o continente, próximo ao sul do Brasil, e outro sobre o oceano, conhecido como Alta Semi-Estacionária do Atlântico Sul (Asas). Esses sistemas impedem a entrada de frentes frias e mantêm o ar quente concentrado na superfície, favorecendo o tempo seco e céu aberto.

O fenômeno ocorre porque a circulação dos ventos nesses sistemas de alta pressão empurra o ar de cima para baixo, dificultando a formação de nuvens carregadas e a chegada de massas de ar frio. Com a atuação da nova frente fria, essa barreira será enfraquecida, permitindo a mudança no padrão climático e trazendo temperaturas mais amenas para os próximos dias.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.