O nível do Lago Guaíba voltou a subir nesta segunda-feira (23) e atingiu 2,83 metros às 15h na régua de medição do Cais Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre, provocando o avanço das águas sobre os armazéns do local. A cota de inundação no ponto é de 3 metros. A situação se agravou com ventos fortes e ondas elevadas, que favorecem o alagamento da área.
Em outro ponto de medição, na Usina do Gasômetro, o nível chegou a 3,28 metros, superando a cota de alerta local, que é de 3 metros. A cota de inundação nessa área é de 3,60 metros.
A elevação do Guaíba ocorre após uma semana marcada por chuvas intensas no Rio Grande do Sul. O acúmulo de água é agravado pela contribuição dos rios dos Sinos, Gravataí e Jacuí, que seguem com níveis elevados e continuam despejando grandes volumes no lago. Em São Leopoldo e Rio Pardo, os níveis de medição ultrapassaram a cota de inundação nas últimas horas.
Eldorado do Sul em situação de emergência
Na Região Metropolitana, o município de Eldorado do Sul decretou situação de emergência devido à cheia do Rio Jacuí. O decreto foi assinado na sexta-feira (20) pela prefeita Juliana Carvalho, após os estragos causados pela chuva da semana passada.
Segundo a prefeitura, cerca de 5,5 mil pessoas foram afetadas pela inundação. Destas, 191 estão desabrigadas e foram acolhidas no Ginásio Eliseu Quinhones, enquanto outras 900 estão desalojadas e abrigadas em casas de parentes ou amigos. A administração também realizou o resgate de 285 animais, agora alojados em dois espaços do município.
Apesar do decreto, Eldorado do Sul ainda não consta na lista oficial da Defesa Civil do Estado de municípios em situação de emergência ou calamidade pública. A Defesa Civil municipal segue acompanhando os níveis dos rios e as condições do tempo na região.
Palavras-chave em destaque: cheia do Guaíba, Cais Mauá alagado, situação de emergência em Eldorado do Sul, nível dos rios no RS, cheia no Rio Jacuí.



