A chegada de uma nova massa de ar polar promete derrubar as temperaturas em boa parte do país a partir desta segunda-feira (30). De acordo com a Climatempo Meteorologia, essa será a quarta onda de frio do ano e a segunda registrada no inverno, com impacto mais concentrado nas regiões Sul, Centro-Oeste e parte da região Norte.
Diferente das incursões anteriores, este sistema de ar frio tem características continentais, o que significa que se forma no interior da América do Sul e se desloca para o Brasil. Apesar de menos abrangente e intensa do que as frentes frias anteriores, seus efeitos devem ser sentidos especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de estados como Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.
Previsão para o Sul
No Rio Grande do Sul, o frio será mais severo. Em cidades da Serra e do Planalto, as temperaturas devem ficar abaixo de zero, e a diferença em relação à média histórica de junho pode chegar a 5°C. Embora a previsão não indique neve, devido à baixa umidade, a formação de geada está confirmada para diversas áreas nas madrugadas.
Na cidade de São José dos Ausentes, os termômetros podem marcar mínima de -1°C, com máxima ao redor dos 5°C. Já Porto Alegre deve registrar seu dia mais gelado na terça-feira (1º), com mínima prevista de 2°C e máxima de apenas 9°C.
A previsão indica que a massa de ar polar deverá persistir até o dia 4 de julho, mantendo o tempo seco e com temperaturas baixas, especialmente no Sul do país. A circulação de ventos, embora contribua para o resfriamento, reduz as chances de fenômenos como neve ou chuva congelada.



