A chegada de um ciclone extratropical vai mudar o tempo no Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (18), trazendo chuva, rajadas de vento e risco de granizo. A instabilidade deve se estender até a quarta-feira (20).
Segundo a Defesa Civil, há risco de queda de árvores e postes. O órgão orienta que a população evite exposição durante as rajadas mais fortes e busque locais seguros para se abrigar.
A instabilidade começa pelo Oeste, na tarde de segunda, com chuva fraca a moderada e ventos que já devem se intensificar na região e no litoral. Na madrugada de terça, estão previstos temporais isolados, com descargas elétricas, granizo e precipitação localmente forte em várias áreas do estado.
Os ventos devem variar entre 40 km/h e 60 km/h na maior parte das regiões, podendo atingir 80 km/h no Extremo Sul, Costa Doce e Litoral. Em pontos isolados, as rajadas podem chegar a 100 km/h.
Na quarta-feira, a chuva avança para o Leste gaúcho, mantendo o cenário de instabilidade. Serra e Litoral seguem como áreas de maior preocupação, com vento novamente podendo alcançar 100 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o litoral gaúcho e sul de Santa Catarina, válido das 18h de terça até 21h de quarta, devido ao risco de ventos costeiros que podem provocar avanço de dunas sobre construções.



