O avanço de uma frente fria pelo oceano, somada à atuação de um sistema de baixa pressão no interior do continente, deve provocar um fim de semana de tempo instável e perigoso no Sul do Brasil. A previsão indica risco elevado de temporais, principalmente no Rio Grande do Sul.
Neste sábado (2), áreas de instabilidade ganham força e trazem possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h e descargas elétricas em grande parte do Estado, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre.
No domingo (3), o cenário se agrava com a formação de nuvens ainda mais carregadas. A chuva deve ocorrer ao longo do dia, com potencial para episódios mais severos. Segundo a Climatempo, há risco de granizo, precipitação volumosa em curtos períodos e ventos que podem atingir entre 70 km/h e 90 km/h.
As regiões mais afetadas devem ser o centro-sul, oeste, noroeste e norte do Rio Grande do Sul, além de áreas do sul e oeste de Santa Catarina e do sudoeste e oeste do Paraná.
Diante das condições, são esperados transtornos como alagamentos, transbordamento de córregos, queda de árvores e galhos, deslizamentos de terra e problemas no fornecimento de energia elétrica. A orientação é que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil e evite áreas de risco.