O Rio Grande do Sul deve enfrentar nos próximos dias um período de forte instabilidade atmosférica, com previsão de chuvas intensas e volumosas, capazes de provocar alagamentos e elevação nos níveis de rios. O alerta é da Metsul Meteorologia, que projeta acumulados muito acima da média para esta época do ano.
Segundo a previsão, os maiores volumes devem se concentrar entre os dias 18 e 25 de agosto, quando a instabilidade será mais acentuada. Em algumas cidades gaúchas, a quantidade de chuva esperada para o período pode até superar a média histórica de todo o mês.
A Metsul destaca dois momentos críticos, primeiro no período de segunda (18) a quarta-feira (20), quando a formação de uma linha de instabilidade trará pancadas de chuva em diferentes regiões do estado, com maior intensidade entre terça e quarta.
Já na sexta (22) e no sábado (23), o alerta é para a aproximação de uma massa de ar frio, que organizará uma frente fria e potencializará a instabilidade, favorecendo a ocorrência de chuva forte e volumosa.
O cenário preocupa pelo risco de subida rápida nos níveis dos rios. No entanto, a meteorologia ressalta que ainda é cedo para indicar quais bacias hidrográficas podem ser mais impactadas ou se haverá risco de enchentes generalizadas.



