Uma massa de ar frio começa a ingressar no Sul do Brasil nesta quinta-feira (4) e promete derrubar as temperaturas nos próximos dias, especialmente no Rio Grande do Sul.
O sistema chega primeiro pelo Oeste e Sul gaúcho, espalhando-se por todo o estado ao longo da quinta e da sexta-feira (5). À noite, já serão registradas mínimas abaixo de 10ºC em diversas cidades, com sensação térmica ainda menor devido ao vento que acompanha o avanço do ar frio.
Segundo a MetSul Meteorologia, a sexta-feira deve ser o dia mais frio para os gaúchos, com temperaturas baixas em todas as regiões. Na Serra, a combinação de nuvens, chuva e garoa fará a tarde ser gelada, com marcas entre 5ºC e 8ºC na maioria dos municípios. Nas demais áreas, onde o sol deve aparecer entre nuvens, as máximas ficam entre 12ºC e 15ºC.
O impacto será mais intenso no Sul do estado, incluindo a Campanha, a Serra do Sudeste e áreas próximas à fronteira com o Uruguai. Nessas regiões, as madrugadas mais frias estão previstas para sexta, sábado e domingo, com destaque para o sábado, que deve registrar as menores marcas. São esperadas as primeiras temperaturas negativas de setembro, com possibilidade de geada e mínimas abaixo de zero em cidades como Pinheiro Machado e Pedras Altas.
Em Porto Alegre, a quinta-feira será marcada por chuva devido à passagem da frente fria. A sensação de frio aumenta no fim do dia e se intensifica na sexta-feira, quando as máximas não devem passar dos 15ºC. À noite, a temperatura cai para cerca de 10ºC. O sábado amanhece com marcas entre 8ºC e 9ºC, mas a tarde será mais agradável.