A chegada de uma frente fria a partir da Argentina altera o cenário climático no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (1º), marcando o início de setembro com instabilidade em várias regiões. De acordo com a Climatempo, o sistema favorece a formação de nuvens carregadas, chuvas irregulares e ventos mais intensos.
As regiões Oeste e Campanha estão sob atenção especial da Defesa Civil, que emitiu um alerta para volumes mais elevados de precipitação e possibilidade de queda de granizo. O órgão também recomenda cautela devido ao risco de destelhamentos.
Em áreas como Sul, Centro, Vales, Missões, Norte e Noroeste, o cenário também será de instabilidade, mas com menor intensidade. Já na Serra e no Litoral Norte, o tempo deve permanecer nublado, sem expectativa de chuva.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre, as pancadas de chuva devem ocorrer no fim da tarde e início da noite desta segunda. A faixa Leste do Estado deve sentir os ventos mais fortes, com rajadas entre 51 km/h e 70 km/h. Apesar da instabilidade, as temperaturas seguem elevadas: na Capital, os termômetros variam de 16°C a 31°C.
A terça-feira (2) será marcada pela lenta progressão da frente fria, que mantém chuvas no Oeste, Missões, Campanha, região Central, Sul, Vales e Norte. Nessas áreas, o sol pode alternar com períodos de nebulosidade, mas precipitações isoladas ainda são esperadas.
Na quarta-feira (3), o sistema permanece sobre o Estado, espalhando nuvens carregadas por todas as regiões. As chuvas devem ser passageiras e irregulares, com volumes mais baixos do que nos dias anteriores.



