O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu quatro alertas meteorológicos para o Rio Grande do Sul. Os avisos incluem risco de tempestades, possibilidade de granizo, queda acentuada de temperatura e ventos fortes que podem causar transtornos em diferentes municípios do estado.
De acordo com o órgão, as instabilidades iniciaram na madrugada desta quinta-feira (4) e devem se estender até a manhã de sexta-feira (5). Entre os riscos estão alagamentos, corte de energia elétrica e danos em plantações, além de quedas de árvores e galhos em áreas urbanas.
Os alertas variam entre grau de perigo e perigo potencial, com chuvas que podem chegar a 100 mm em 24 horas e rajadas de vento entre 60 km/h e 100 km/h. O declínio de temperatura deve ultrapassar 5°C, trazendo riscos diretos à saúde.
A Defesa Civil reforça que, em caso de emergência, os moradores devem acionar o telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Também é recomendado evitar abrigar-se debaixo de árvores durante rajadas de vento e desligar aparelhos eletrônicos da tomada.
INMET.