O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul, indicando risco de instabilidade até quinta-feira (25), dia de Natal. Dois avisos já estão em vigor nesta quarta-feira (24) e apontam possibilidade de chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo em diferentes regiões do Estado.
O alerta mais grave, de nível laranja, indica “perigo” e abrange a Região Norte, Serra, Vale do Sinos e o Litoral Norte. Conforme o Inmet, há previsão de acumulados de chuva entre 50 e 100 milímetros, com rajadas de vento que podem variar de 60 km/h a 100 km/h, além de risco de granizo. O aviso, válido até as 23h59min desta quinta-feira, aponta possibilidade de alagamentos, queda de árvores, danos em plantações e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Outro alerta, de nível amarelo e classificado como “perigo potencial”, está em vigor até o fim desta quarta-feira para o restante do Estado, com exceção da Campanha e do sul da Fronteira Oeste. Nessas áreas, o acumulado de chuva pode chegar a 50 milímetros, acompanhado de ventos entre 40 km/h e 60 km/h e eventual queda de granizo. Apesar disso, o Inmet avalia como baixo o risco de danos mais graves. Para o dia de Natal, um novo alerta amarelo entra em vigor à meia-noite de quinta-feira e segue até as 23h59min, atingindo quase todo o território gaúcho, exceto a faixa norte do RS.
O instituto recomenda cuidados à população, como evitar abrigo sob árvores durante temporais, não estacionar veículos próximos a placas e estruturas metálicas e, em casa, desligar aparelhos elétricos da tomada para reduzir riscos durante as tempestades.



