A entrada de uma massa de ar frio e seco provoca mudança no padrão do tempo no Rio Grande do Sul neste começo de semana. A instabilidade perde força, as temperaturas diminuem e o Estado passa a registrar clima mais fresco, agradável e com pouca chance de chuva.
Nesta segunda-feira (19), o ar frio avança gradualmente pelo território gaúcho, derrubando as temperaturas, enquanto a frente fria segue em deslocamento para o Sudeste do país. A sensação térmica mais baixa deve marcar também a terça-feira, com predomínio de tempo firme.
Ainda há possibilidade de chuva fraca e isolada no Litoral, especialmente nas primeiras horas do dia. Em Capão da Canoa, os termômetros variam entre 17°C e 21°C, sem previsão de instabilidade ao longo da semana.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre, o dia começa com sol entre nuvens e chance de pancadas rápidas pela manhã. À tarde, a nebulosidade aumenta, mas o tempo volta a ficar firme à noite. Na capital, as temperaturas oscilam entre 19°C e 26°C.
Temperaturas voltam a subir a partir de quarta
A partir de quarta-feira (21), o ar frio perde intensidade e o calor começa a retornar de forma gradual. As manhãs seguem mais frescas, mas as tardes voltam a registrar elevação das temperaturas, sob tempo seco e ensolarado em todas as regiões.
Em Porto Alegre, a máxima prevista é de 27°C na quarta-feira, chegando a 29°C na sexta-feira (23). Apesar da elevação, os valores permanecem abaixo dos picos registrados na semana anterior, sem indicativo de calor extremo.



