Novos pardais vão controlar velocidade a partir de novembro em BRs gaúchas

Novos pardais vão controlar velocidade a partir de novembro em BRs gaúchas

Compartilhe esta notícia

A superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS) autorizou o início da instalação de pardais em rodoviais do Rio Grande do Sul. Pelo menos 16 pardais foram instalados desde ontem. Ao todo, 200 controladores de velocidade vão controlar o abuso de velocidade em estradas da malha federal.

A expectativa do DNIT é que os equipamentos estejam em funcionamento a partir da segunda quinzena de novembro. Além de substituir os já existentes, os controladores serão instalados em trechos onde, hoje, não existe esse tipo de fiscalização.




Oito deles foram instalados na BR 116, em Caxias do Sul. A BR 158, em Santana do Livramento, recebeu quatro pardais e outros dois vão funcionar no trecho do mesmo município na BR 293. Em Passo Fundo, a BR 285 recebeu um controlador de velocidade.

Já na BR 448, o controlador substituiu um aparelho existente desde 2015. O pardal, que fica junto à ponte estaiada, perto do acesso a Porto Alegre, no sentido Interior-Capital, limita a velocidade no km 21 a 50 km/h.

Com contrato de cinco anos, a empresa responsável pelos equipamentos é a Fotosensores Tecnologia Eletrônica. Para que os pardais passem a aplicar as multas é necessário que sejam aferidos pelo Inmetro. Os atuais pardais, operados pela Kopp Tecnologia, continuarão em funcionamento até meados de janeiro. (Samantha Klein | Rádio Guaíba)



Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!