Reveillon deve levar 186 mil veículos ao litoral pela Freeway entre a quinta e o sábado
Foto: Divulgação | CCR ViaSul

Reveillon deve levar 186 mil veículos ao litoral pela Freeway entre a quinta e o sábado

Concessionária recomenda aos usuários os melhores momentos para pegar a estrada

Compartilhe esta notícia

A CCR ViaSul estima que aproximadamente 186 mil veículos utilizem a Freeway em direção ao litoral norte gaúcho e de Santa Catarina entre esta quinta-feira e o sábado, para o Ano Novo. Na quinta-feira (26), a concessionária prevê que 49 mil veículos passem pela praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha rumo às praias. Já na sexta-feira (27), a rodovia deve receber o maior movimento do feriado com 71 mil veículos no sentido litoral. Para o sábado (28), a previsão é de que 66 mil veículos façam o mesmo deslocamento ao longo do dia.

Para evitar congestionamentos nos períodos de maior concentração, a CCR ViaSul indica aos motoristas os melhores horários para pegar a estrada: na quinta durante a manhã ou após as 22h, na sexta até o meio-dia e no sábado a orientação é viajar durante a madrugada ou após as 18h.

Como o feriado acontece na quarta-feira, a previsão da concessionária é de que a Freeway tenha movimentação ao litoral até a véspera (31), sendo: 38 mil veículos no domingo, 53 mil na segunda e outros 44 mil veículos na terça.

Visando dar mais fluidez ao trânsito nos períodos de fluxo acentuado em direção ao litoral, a concessionária promoverá, se necessário, a liberação do acostamento como faixa adicional, em ação conjunta com a PRF, do km 75, em Gravataí, ao km 26, em Santo Antônio da Patrulha. Para saber se o acostamento está liberado, os motoristas devem ficar atentos à sinalização na rodovia, feita por meio de painéis com piscantes, placas indicativas dispostas ao longo do trecho e painéis de mensagem variável móveis – PMVs, avisando da liberação, somente para veículos leves. Ao trafegar no acostamento quando liberado, a velocidade máxima permitida será de 70 km/h.

Além disso, para agilizar a passagem pelas praças de pedágio de Gravataí a Santo Antônio da Patrulha, a CCR ViaSul colocará em prática, conforme o fluxo nos pedágios, a operação papa fila, que consiste na cobrança antecipada da tarifa.

Obra do pedágio na BR 101

Aos usuários que seguirem ao litoral pela BR 101, a CCR ViaSul orienta que redobrem a atenção na obra da praça de pedágio no km 35, em Três Cachoeiras, que está em fase final de construção. A concessionária reforça que duas faixas estarão liberadas ao tráfego, em ambos os sentidos, e para evitar retenção de veículos no local, alerta para que os motoristas não parem nas cabines uma vez que não há cobrança da tarifa. A mesma está prevista até fevereiro de 2020, ainda sem data definida.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!