Vereador questiona a ETPC sobre as “faixas azuis” existentes no trânsito em Porto Alegre
Foto: Reprodução

Vereador questiona a ETPC sobre as “faixas azuis” existentes no trânsito em Porto Alegre

O pedido ainda questiona quais os efeitos para o trânsito de veículos particulares, nestas vias, no horário de pico

Compartilhe esta notícia

O vereador Ramiro Rosário (PSDB) quer discutir a pertinência das “faixas azuis”, que dão preferência à circulação de ônibus em Porto Alegre.

Nos últimos anos, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) reorganizou o trânsito na cidade implementando diversas vias exclusivas para os coletivos em Porto Alegre. “Após alguns anos com essa experiência, é importante que se avalie os efeitos positivos e negativos para tal medida na cidade, ainda mais no momento em que se discute a falência do sistema coletivo de transporte na Capital”, afirma Rosário.

O vereador enviou nove perguntais formais, via Pedido de Informação nº 396/21, à EPTC. Ramiro quer saber qual a quilometragem de vias na cidade que estão abrangidas pela faixa azul; quais linhas de ônibus são beneficiadas por esta medida; qual o número estimado de passageiros beneficiados por mês; qual a estimativa de ganho de tempo nos trajetos para os ônibus; e se houve aumento ou diminuição de passageiros nos ônibus após a implementação da faixa azul.

O pedido ainda questiona se existe um cronograma de implementação para novas faixas azuis em Porto Alegre e quais os efeitos para o trânsito de veículos particulares, nestas vias, no horário de pico.

Ramiro também solicitou dados sobre aumento ou diminuição de engarrafamentos e no trânsito de veículos particulares. “As perguntas são bastante objetivas e devem ser respondidas com dados concretos. Chegou a hora de discutir se as faixas azuis devem continuar ou não na Capital”, explica. (O Sul)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!