Em estreia no RS, Buser tem pelo menos quatro ônibus apreendidos pelo Daer – Porto Alegre 24 horas

Em estreia no RS, Buser tem pelo menos quatro ônibus apreendidos pelo Daer

Para órgão regulador, empresas de fretamento operam como se fossem de linhas de regulares, o que não é permitido
Foto: Buser/Divulgação

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), do RS, apreendeu pelo menos quatro ônibus à serviço do aplicativo Buser nos primeiros dias da plataforma atuando em viagem dentro do Estado do Rio Grande do sul.

Foram ao menos quatro coletivos retirados de circulação desde 30 de setembro de 2021, conforme informou o órgão nesta segunda-feira (04). A ação ocorreu em Caxias do Sul, Porto Alegre, Rio Grande e Santa Maria, com multa e recolhimento dos veículos. Para não deixar os passageiros sem opções, os fiscais providenciaram a continuação da viagem em linhas tradicionais.

O aplicativo anunciou recentemente o início da atuação em viagens intermunicipais, chegando até a oferecer viagens de graça para se promover. Estes quatro ônibus pertencem a duas empresas de fretamento que, de acordo com o Daer, faziam serviços semelhantes aos de linhas regulares em circuito aberto (grupos diferentes de passageiros na ida e na volta), o que não é permitido no Estado, ainda de acordo com o órgão.

A emrpesa Buser, informou considerar as apreensões ilegais e que vai acionar a Justiça junto com as empresas de ônibus, pois correram apreensões ilegais, realizadas em perseguição à Buser, uma vez que o serviço de fretamento é legal, regulamentado e a atividade de intermediação é permitida por lei. A Buser e suas parcerias já estão recorrendo à Justiça para impedir que novas apreensões ocorram no estado do Rio Grande do Sul por total falta de embasamento jurídico.
Fonte: Diário do transporte

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade