Na madrugada desta segunda-feira (20), o Túnel da Conceição, em Porto Alegre, sofreu mais um furto de cabos elétricos, interrompendo a iluminação pública no sentido bairro-centro. O crime ocorreu na área externa da estrutura, onde foram levados fios do quadro de alimentação.
Equipes da IPSul iniciaram o reparo ainda pela manhã, com previsão de normalização da energia até a noite de terça-feira (21). Este é o quarto episódio de vandalismo desde o ano passado. Em setembro, 24 metros de cabos foram furtados, e em junho, 72 projetores desapareceram do interior do túnel, somando um prejuízo total estimado em R$ 65 mil.
O túnel, que conecta a avenida Osvaldo Aranha à elevada da Conceição, é uma rota fundamental para o tráfego entre as zonas Centro e Norte da capital gaúcha.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), já foram subtraídos 3,4 mil metros de fiação em 2024, acumulando R$ 255 mil em perdas desde 2021. A pasta reforça que os atos de vandalismo comprometem a segurança e a mobilidade urbana.
PMPA.