O consórcio formado por Caio, Eletra, Mercedes-Benz e WEG marca presença no 1º Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade, em Gramado (RS), com a exposição do eMillennium — modelo de ônibus elétrico que integrará a frota de Porto Alegre em um futuro próximo e que também conta com a versão articulada. A união das quatro empresas, que combinam expertise de décadas em chassi, carrocerias, tração elétrica, integração técnica, baterias, motores e infraestrutura de recarga, reforça o avanço da indústria brasileira na oferta de soluções completas para mobilidade sustentável. O veículo, 100% nacional, poderá ser visto pelos mais de cinco mil profissionais e autoridades do setor que devem circular pelo Serra Park até o final do evento.
O desenvolvimento do modelo exposto e do articulado é fruto da parceria estruturada entre o consórcio e a Prefeitura de Porto Alegre, que integra o projeto de renovação da frota ao Novo PAC Seleções, iniciativa do governo federal que financia investimentos em infraestrutura urbana. Dentro desse programa, a capital gaúcha obteve autorização para contratar R$ 447 milhões junto ao BNDES para a compra de cem ônibus elétricos e implantação de sistemas de recarga — um movimento que coloca a cidade entre as protagonistas da eletrificação do transporte coletivo no país. Embora o financiamento seja parte relevante do contexto, o foco do consórcio no congresso é demonstrar que a indústria nacional está pronta para atender demandas associadas ao PAC com escala, tecnologia e confiabilidade.
Em testes realizados durante 18 dias em cinco das linhas mais demandadas da capital gaúcha, registrou-se quase 3.300 quilômetros rodados com economia de R$ 8.717 em diese, e uma previsão de redução de emissão de CO2 na ordem de 106 toneladas por ano.
Os ônibus apresentados em Gramado contam com sistema de tração Eletra integrados ao chassi Mercedes-Benz utilizando baterias, motores e estações de recarga WEG e carroceria eMillennium da Caio, sendo que o Grupo Savar integrará o suporte completo ao longo da vida útil estimada em 16 anos. O modelo de aquisição adotado por Porto Alegre — baseado em subvenção econômica e já replicado em cidades como São Paulo — prevê que os veículos sejam de propriedade do município e cedidos às concessionárias, retirando do cálculo tarifário o custo da depreciação e abrindo caminho para ganhos de eficiência no sistema.
“Enquanto o mundo discute sustentabilidade e transição energética na COP30, Porto Alegre está fazendo a sua parte e avançando na prática para construir uma cidade mais limpa, moderna e que cuida das pessoas. A parceria com o setor privado é decisiva nessa caminhada, porque nos permite buscar veículos mais confortáveis, econômicos e menos poluentes para o dia a dia da população”, destaca o prefeito Sebastião Melo, que também participou do congresso na Serra Gaúcha.
Realizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND), o congresso se consolida como um dos principais fóruns nacionais de discussão sobre mobilidade, segurança viária e inovação. Para o consórcio Caio–Eletra–Savar-Mercedes Benz–WEG, o evento é uma vitrine estratégica para apresentar soluções de transporte limpo alinhadas às metas do governo federal, às exigências ambientais dos grandes centros e às expectativas de usuários por serviços mais modernos e sustentáveis. A aposta das empresas é que a integração de tecnologias brasileiras fortaleça políticas públicas e acelere a adoção de ônibus elétricos nas capitais do país.



