O tradicional obstáculo da baliza deixou de ser uma etapa eliminatória na prova prática de direção para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (4). A mudança foi implementada após a entrada em vigor das diretrizes do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, publicado no último domingo (1º) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
A baliza vinha sendo o principal motivo de reprovação no Estado. Dados de 2025 apontam que, das 361.387 provas práticas da categoria B (carro) realizadas até o momento, 218.445 candidatos foram reprovados, o que representa 60% do total. Entre essas reprovões, 139.583 foram atribuídas à baliza, ou seja, quase quatro em cada dez candidatos foram eliminados por erro na manobra.
Quando se considera apenas os casos de reprovação, o impacto da baliza é ainda mais expressivo: cerca de seis em cada dez reprovações (63,9%) tiveram a baliza como motivo, segundo informações da Assessoria de Comunicação do DetranRS.
A alteração nas regras visa tornar a avaliação mais alinhada às diretrizes federais e reduzir o alto índice de reprovações que vinha sendo registrado no Estado.



