Banhos de mar e de piscina em maior frequência fazem casos de otite aumentarem no verão

Banhos de mar e de piscina em maior frequência fazem casos de otite aumentarem no verão

Compartilhe esta notícia





Nas altas temperaturas de verão, é praticamente impossível resistir à tentação de dar um mergulho no mar ou na piscina. O alívio do calor, no entanto, pode acabar provocando um outro problema: água no ouvido e, consequentemente, dor no local. Esse é o principal sintoma da otite, inflamação que ocorre no órgão responsável pela audição.

“Qualquer alteração no tecido do ouvido pode provocar infecção. A pele úmida perde, por exemplo, a proteção da cera e provoca uma alteração no pH do tecido causando a otite”, explicou a otorrinolaringologista da Clínica MedPrimus, Maura Neves, ao Jornal Extra.




As crianças, que adoram brincar na água, ficam mais propensas a desenvolver otite. Por conta disso, os pais devem ficar mais atentos aos sinais dados pelos filhos, já que por muitas vezes eles não conseguem descrever o que estão sentindo.

“As crianças costumam ficar irritadas, tentam coçar a orelha, não respondem quando são chamadas por não escutarem direito, além de reclamarem de dor no ouvido”,  enumerou a fonoaudióloga clínica Cintia Fadini.

Ao aparecerem os primeiros sintomas, é importante não se automedicar, como afirmam as especialistas. Além disso, não se deve introduzir nenhum objeto no ouvido, como hastes flexíveis, com o objetivo de coçar ou ajudar a desobstruir o canal auditivo. Essa prática pode piorar a situação.




“Recomendamos que haja um aquecimento em torno do ouvido com uma touca ou a própria mão. Nunca pingue nada no ouvido sem a recomendação de um médico. As receitinhas caseiras não funcionam”,  alertou Maura.

Para evitar a dor

Tampões
Caso queira evitar a entrada de águia nos ouvidos, use tampões. Redobre a atenção, pois o uso desta ferramenta reduz a capacidade auditiva. Fique próximo às crianças. Não coloquem algodões no ouvido, pois eles deixam a região ainda mais úmida.

Seque
Após nadar, seque os ouvidos. Use a ponta de uma toalha enrolada no dedo.

Secreção
Se a água não sair e ao menor sinal de secreção no ouvido, que pode ser escura ou amarelada, procure ajuda de um otorrinolaringologista.

Toalha
Se ao sentir a presença de água dentro do ouvido, deite a cabeça para o lado e encoste a orelha em uma toalha para que o líquido saia.




Hastes flexíveis
Evite o uso de hastes flexíveis dentro do ouvido: elas servem apenas para limpar a parte externa, e não devem ser introduzidas no canal auditivo.

Coceira 
O ouvido úmido pode causar coceira, mas é extremamente importante não introduzir nenhum tipo de objeto dentro do ouvido para aliviar a sensação. É preciso prestar atenção principalmente nas crianças, para que não se machuquem.

Remédios caseiros
Em caso de dores, não pingue remédios caseiros. Procure um médico para receber a orientação adequada.



Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!