Quem tem filhos pequenos ja se deparou com a popular canção que fala de uma familia de tubarões, o famoso Baby Shark. Assinado pelo jornalista Guillermo Alonso, o jornal El pais fez uma materia que explica um pouco o gignatesco sucesso dessa turminha do mar entre as crianças.
Confira a matéria.
O primeiro grande sucesso na Internet para Baby Shark chegou em 2007. Na época uma alemã chamada Alexandra Müller cantou a capela uma versão em sua casa com ares de rock e outra letra. O vídeo, visto hoje, não teria qualidade suficiente para resistir sequer a um minuto de visionamento, mas vamos lembrar que estávamos em 2007 e aquele YouTube que ainda aprendia a engatinhar estava se tornando a plataforma de vídeos mais popular do mundo.
Esta versão, sem dúvida, é um pouco mais trágica que a original: na letra, o pequeno tubarão protagonista cresce e come uma banhista. A letra no fim diz “A menina flutua / doo doo doo doo / O tubarão se aproxima / doo doo doo doo / a menina grita Ahhhhh!”. Mas seu sucesso foi tão grande que na Alemanha chegou a ser gravado como single, com uma base dance, e chegou ao 25º lugar da lista de singles na Alemanha e ao 21º na vizinha Áustria.
Pule agora para 2015. Pinkfong, uma marca sul-coreana de brinquedos e produtos educativos, recupera a canção e faz com ela uma animação colorida e chamativa que se torna viral no YouTube. A versão é a seguinte, quase igual à que hoje toca no mundo inteiro, e invadiu a lista Billboard Hot 100:
O que falta? As imagens reais de crianças fazendo a coreografia, um pequeno detalhe que fez o vídeo passar de arrasar simplesmente (quase 160 milhões de reproduções) para se tornar um fenômeno histórico no YouTube (com mais de dois bilhões de reproduções, a versão final com imagens de crianças dançando é um dos 30 vídeos mais vistos da história da plataforma).
O que fez a canção entrar na lista de sucessos dos Estados Unidos dois anos depois de ser lançada inicialmente? Não só sua popularidade, que parece ter alcançado um pico, mas uma semana especialmente tediosa em reproduções no YouTube (mais de 20 milhões em sete dias) e o desaparecimento da lista de singles de 23 músicas de Natal depois das festas, que deixou espaço para novas canções. Apesar de as reproduções na plataforma de vídeo contarem para as listas de sucesso nos EUA desde 2014, representam apenas 73% de seu sucesso: a canção também teve em só uma semana 3.000 downloads de locais como iTunes e no Spotify acumula mais de 50 milhões de reproduções.
Agora, depois de saber tudo isso, volte a escutar e tente tirá-la da cabeça. Baby Shark, doo doo doo doo doo doo doo doo, baby Shark, doo doo doo doo doo doo doo doo. Mas essa melodia já não existia? Aí está a grandeza das melodias simples e efetivas: parece que sempre estiveram por aí, doo doo doo doo.
Via El País



