Foto: Alex Rocha/PMPA

Oito meses antes do prazo, prefeitura conclui a instalação dos 168 novos relógios de rua

Último equipamento foi acionado pelo secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro

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Direto da redação:
O último dos 168 novos relógios digitais de rua, previstos no contrato de concessão da prefeitura com a empresa Clear Channel Brasil, entrou em operação nesta quinta-feira, 27. O equipamento instalado na avenida Edvaldo Pereira Paiva junto à rua Nestor Ludwig foi acionado pelo secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.

“É uma alegria enorme poder concluir as instalações previstas oito meses antes do prazo estabelecido em contrato. Somente nestes cinco meses de 2021, foram 73 equipamentos acionados”, destaca Mendes Ribeiro. “É uma entrega de um mobiliário importante para nossa cidade, com investimento 100% privado. Porto Alegre caminha para se tornar mais bonita, segura e moderna”, pontua. A concessão prevê o ingresso de R$ 81,7 milhões nos cofres públicos da Capital.

Além da marcação de hora e temperatura, os 168 relógios têm conectividade gratuita por meio de wi-fi, medidores de radiação, painel de mensagens, câmeras de alta definição e tecnologia capaz de fazer o reconhecimento das placas de veículos para complementar o cercamento eletrônico da cidade. Agora instalados, os equipamentos para wi-fi e as câmeras de videomonitoramento estão sendo conectados pela Procempa.

“Porto Alegre entrou para o rol das grandes cidades no mundo que possuem os equipamentos mais modernos e com recursos para prestar atendimento e atender as necessidades da população. Além de sermos responsáveis pela instalação e operação dos relógios, estamos contribuindo com o avanço e crescimento da capital gaúcha”, afirma Thiago Gadelha, diretor de Desenvolvimento e Inovação da Clear Channel, que representou a empresa no evento desta quinta-feira.

Concessão – O contrato de concessão dos novos relógios previa a instalação dos equipamentos no prazo de 24 meses, que terminaria apenas em janeiro de 2022. Com a conclusão da etapa da instalação e acionamento, a empresa concessionária, Clear Channel Brasil, ficará responsável pela manutenção dos equipamentos por 20 anos.

Desde a primeira instalação já foram registradas 30 ocorrências de danos ou depredações aos equipamentos. Destas, 11 foram por equipamentos que tiveram os vidros quebrados, 15 ocorrências por furto de cabos e quatro por pichações. Todos os reparos foram feitos imediatamente pela concessionária. (PMPA)