Aapecan lança campanha de doação de sangue

Ação terá exposições com pinturas em graffiti

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) aponta para uma queda de aproximadamente 20% nas doações de sangue no Brasil a partir de 2020. Esse dado tem como principal causa a pandemia do novo CoronaVírus. Pensando nisso e para incentivar a doação voluntária e regular de sangue, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan)-que também requer a atenção para a necessidade de sangue para muitos de seus usuários em tratamento -lança a campanha ‘Aapecan Sangue Bom’ que ocorrerá durante o mês de junho por todo Rio Grande do Sul.

O objetivo da campanha é a conscientização da população e o aumentada taxa de doação de sangue voluntária dos gaúchos que reduziu em 60% no ano de 2020, de acordo com dados do Hemocentro do Estado. A divulgação se dará através das redes sociais (Facebook, Instagram e Site) das 14 unidades da instituição, contatos com veículos da imprensa (TVs, Rádios, Jornais e Digital) e parcerias com os bancos de sangue e hospitais municipais.

De acordo com o MS a reposição frequente dos estoques de sangue é necessária para tratar anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves. O Ministério da Saúde ainda esclarece que todas as medidas de segurança em relação à covid-19 estão sendo adotadas pelos hemocentros do país desde o início da pandemia, como condições de higiene e antissepsia adequadas na recepção dos candidatos, coleta do sangue sem exposição a aglomerações por meio de agendamentos e distanciamento entre as cadeiras de coleta.

Exposição em Grafitti

Uma das ações da campanha será a realização de uma exposição com obras emgraffiti em telas de pintura. Os autores das obras de artes são quatro artistas das cidades de Pelotas e Rio Grande que voluntariamente produziram as peças. Cassiano Mendes, Diego Reis Franz, Gabriel Veiz e Lucas Stuczynski retrataram a importância da doação de sangue, do amor ao próximo e de fazer o bem. A mostra real estará fixada no Shopping Total, na Avenida Cristóvão Colombo, 545, bairro Floresta, em Porto Alegree diversas reproduções, em banners, estarão expostos nos municípios gaúchos que abrigam Unidades da Associação.

Sobre a Aapecan

A Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que atende há 16 anos (março de 2005) no Rio Grande do Sul de forma gratuita pessoas em situação de vulnerabilidade social diagnosticadas com Câncer. Desde a inauguração da primeira Unidade, em Caxias do Sul, outras 13 já foram abertas no Estado – dez delas com Casas de Apoio – nas quais são oferecidas, além de hospedagem com direito a acompanhante para usuários de outros municípios que precisam se submeter a tratamento oncológico, quatro refeições diárias acompanhadas por nutricionista e, na maioria delas, deslocamento a centros médicos. Nesses 16 anos a Aapecan já atendeu mais de 20 mil pessoas que necessitam de amparo social durante o tratamento contra o Câncer e seus familiares/acompanhantes/responsáveis.

Fonte: Assessoria AAPECAN