Uma família em Barbacena, Minas Gerais, alega que sua gata Esmeralda tem quase 29 anos de idade, o que a tornaria uma das gatas mais velhas do mundo. A pet teria superado a idade da atual detentora do título no Guinness World Records, a gata britânica Flossie, que tem 27 anos.
O caso veio à tona quando Esmeralda ficou desaparecida por dois dias e foi resgatada por bombeiros. A família relatou que a gata foi adotada em 1995 e que a data de nascimento registrada em sua primeira carteira de vacinação é 1º de dezembro de 1994. A veterinária da gata explicou que essa data foi escolhida porque Esmeralda já havia passado pela troca de dentição e tinha um tamanho compatível com um gato de pelo menos 1 ano de idade na época.
Além da idade avançada, a gata goza de boa saúde, exceto por uma dermatite nas pálpebras. Ela sempre esteve presente na vida da família, acompanhou o crescimento dos filhos e até viu os netos nascerem. Ela brinca, interage com as crianças, convive com um cachorro e considera outro gato da família como um filho adotivo.
A tutora de Esmeralda chegou a considerar inscrevê-la no Guinness, mas a taxa de inscrição de cerca de R$ 4 mil inviabilizou o processo. Por enquanto, a gata Flossie, de 27 anos, continua sendo reconhecida como a gata mais velha do mundo. No entanto, nem ela nem Esmeralda superaram o recorde de Creme Puff, um gato que viveu por impressionantes 38 anos.



